quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"HD" cheio do Zeebo pode ser causador dos problemas com os jogos


Todos sabem que o Zeebo tem bugs e problemas, certo? No SAC com o nosso amigo Alberwood, fundador do ZeePlay, surgiu uma notícia para os possíveis problemas dos jogos com problemas gráficos, jogos que reiniciam, jogos que não abrem ou ficam travados e até os recentes jogos "fantasmas".
Segundo o SAC, quando instalado o Ridge Racer (sim, o Ridge Racer), exclusivamente este, todos os jogos apresentam lentidão e alguns outros problemas. Fica a pergunta: será Ridge Racer o causador de todos os problemas com jogos ou será o fato do "HD" de alguns Zeebos estar quase no limite da capacidade? Diferente do que foi reportado pelo SAC da Zeebo Brasil, no fórum do projeto OpenZeebo o Triple Oxygen postou que alguns problemas com os jogos se devem à "baixa tolerância" do BREW a excessões (tratamento de falha e erros do sistema) e a corrupção de arquivos e saves dos jogos.

Segue o post da Triple Oxygen:

* O fato de alguns jogos ou mesmo do Z-Wheel pararem de funcionar estão ligados principalmente com a perda das informações de licenciamento dos respectivos apps. No caso do Z do chirinea, houve perda do DK (device key) e de todos os BLFs (BREW License File). Neste caso, nem o Z-Wheel estaria autorizado a rodar, fazendo com que travasse na primeira tela do Zeebo (a primeira é do BREW).

* Alguns jogos com comportamento errôneo ou não funcionando: se nem mesmo rodar, pode ser o BLF corrompido (licença). No caso, baixar o jogo novamente resolveria o problema, pois forçaria a criação do novo BLF.
Já para comportamento errôneo, até o presente, todos os jogos que testei (primariamente os que ele mencionou que não estavam funcionando) foram consertados no Z do chirinea, com exceção do Super League que mostrava os "carinhas" sem texturas e não aparecia os nomes dos times. Neste caso específico, o save data dele estava zerado (corrompido). Isso causava problemas no jogo, pois ele não tem a capacidade de detectar isso e recriar um novo. Removendo-o resolveu o problema, pois assim o jogo criou um novo. Se existia dados salvos no SL, já estavam perdidos, pois o save estava com 0 bytes. Sad

Dados dos jogos e apps, que são sempre somente-leitura, tal como os executáveis e assets não estragaram. Os únicos que correm o risco são aqueles que podem ser atualizados pelo Z, como é o caso dos saves e BLFs.

Desse modo, parece que arquivos corrompidos no Z é a principal causa destes problemas que o pessoal geralmente tem. O porquê de corromperem é misterioso. Sabemos que se desligá-lo enquanto estiver gravando no respectivo arquivo, haverá grandes chances de perdê-lo.



Alberwood disse que assim que o zeebo retornar ele vai fazer alguns testes antes e depois de baixar o Ridge Racer pra averiguar se há mesmo essa diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário